skip to main |
skip to sidebar
Este trabalho eu fiz com nanquim aguado sobre papel. Nas texturas usei um pouco de escova de dente e bico-de-pena. O processo consiste em fazer camadas, vindo do claro para o escuro, semelhante ao que é feito com outras tintas transparentes como é o caso da aquarela e da ecoline. A dificuldade em fazer uma ilustração monocromática é que o contraste tem que ser obtido apenas com tons, ao passo que em uma ilustração em cores é possível obter contrastes usando tons e cores diferentes.Clique na imagem para vê-la ampliada.
Máquinas-ferramenta são equipamentos sofisticados que servem para usinar peças. O torno é um exemplo de uma máquina-ferramenta "rudimentar". Sobre o desenho, trata-se de uma ilustração para a revista "Mecatrônica Atual" para uma matéria sobre a primeira máquina-ferramenta. Não encontrei nenhuma referência visual de como foi esta máquina. Construí a ilustração baseado apenas em textos descritivos. Basicamente era um tronco de árvore acoplado numa parede e movido por uma roda d'água. Na ponta deste tronco havia um pedaço de metal (ferramenta) que usinava peças, como por exemplo, um canhão.A ilustração foi feita com caneta Micron 0.5 (traço) e a cor no Photoshop.Clique na imagem para vê-la ampliada.
Essa é mais uma caricatura feita para ser publicada na revista Mecatrônica Fácil. Assim como a anterior feita com nanquim e pincel (traço) e ecoline (cor).
Clique na imagem para vê-la ampliada.